Como se proteger no Pix?
5 de abril de 2024GOLPE DO DELIVERY
10 de abril de 2024Entenda como reconhecer uma Falsa Central Telefônica
Não é de agora que pessoas mal-intencionadas fazem ligações a fim de aplicarem golpes, não é mesmo? Essa prática relativamente comum já é conhecida por muitos brasileiros. Mas, como falar de segurança nunca é demais, iremos explicar direitinho como funciona o chamado golpe da Falsa Central Telefônica. Assim, você saberá ainda mais como se proteger desse golpe que causa tantos prejuízos financeiros para as pessoas que são vítimas.
O que é o golpe da Falsa Central Telefônica?
A Falsa Central Telefônica, ou golpe do falso contato telefônico, acontece da seguinte maneira: golpistas simulam uma falsa central de atendimento e se apresentam como um funcionário da instituição financeira. Durante a ligação, eles utilizam o argumento de que há movimentações suspeitas em sua conta, e para resolver precisam fazer atualizações de segurança solicitando dados cadastrais, token, senhas ou então pedem que você realize uma transação para cancelar a não reconhecida. Afinal, é como se quisessem proteger as suas finanças. Elas se passam por funcionários de verdade que querem te ajudar, chegando até a simular uma Central de Atendimento para criar um cenário o mais próximo possível da realidade e, consequentemente, enganarem quem atender a ligação. Mas, aí é que o golpe do falso contato telefônico acontece: eles irão usar essas informações para aplicarem golpes financeiros posteriormente e causar prejuízos. Portanto, se atender o seu telefone e perceber algo como descrito assim, fique ligado porque é golpe!
Confira as principais dicas para evitar cair nesse golpe
Se você não deseja nunca ser uma vítima do falso contato telefônico, confira as dicas dos nossos especialistas para evitar este tipo de golpe:
N.º 1: A Casa do Crédito nunca faz ligações solicitando dados de acesso a sua conta, senhas de acesso ou senhas de transação, atualizações com digitação de senhas, foto de QR Code, agendamento para entrega ou devolução de cartões pré-pago ou crédito.
N.º 2: Sempre desconfie de ligações em nome de instituições financeiras pedindo que seja realizado uma transação para cancelar uma compra suspeita ou um PIX indevido, já que essa não é uma prática do Casa do Crédito.
N.º 3: Não acredite se disserem que é para ir ao caixa eletrônico fazer um procedimento de cancelamento de uma operação. A Casa do Crédito nunca faz esse tipo de solicitação, em hipótese alguma.
N.º 4: Jamais forneça os seus dados pessoais ou bancários para terceiros.
Caso você tenha vivido alguma situação parecida com a que descrevemos sobre o golpe da Falsa Central de Atendimento, ou falso contato telefônico, entre em contato com a nossa Central de Atendimento quanto antes para podermos te ajudar e tomarmos as providências a respeito.
Aqui no Blog, estamos sempre divulgando quais são os golpes do momento para que você se atualize sobre esse assunto.