- Et dapibus leo habitant nibh lectus etiam etiam aenean gravida.
- Sapien odio aptent nam dapibus sed nisl curae praesent volutpat sed tempor.
- Nulla tellus donec consequat tempor conubia aliquet aliquam ac purus.
O Sebrae lançou um “Guia Rápido para uso do crédito consciente”, confira
clicando aqui. A Casa do Crédito, com sua expertise na oferta de Microcrédito, compilou algumas dessas dicas para que os seus clientes possam adquirir de forma consciente essa linha de empréstimo.
De acordo com o Sebrae, antes de solicitar um crédito é importante se atentar aos juros, encargos, às condições de pagamento, ao valor das parcelas, ao prazo e outros custos envolvidos.
1. Estude as opções de crédito antes de contratar: é importante pesquisar e comparar as condições oferecidas por diferentes instituições financeiras para escolher a opção mais vantajosa. A Casa do Crédito tem condições especiais
“É importante que antes de solicitar um
empréstimo, sejam avaliados todos os
gastos da sua empresa, bem como a
possibilidade de cortar ou reduzir
alguns deles".
2. Analise sua capacidade de pagamento: antes de contratar qualquer crédito, é necessário saber se você terá condições de pagar as parcelas sem comprometer seu orçamento.
“
Existem outras formas de obter um
dinheiro extra sem que você precise
recorrer a um empréstimo. Uma
alternativa é encontrar uma nova
fonte de receita em seu próprio
negócio".”
3. Evite contratar mais de um crédito ao mesmo tempo: quanto mais empréstimos ou financiamentos você tiver, maior será sua dívida e os juros cobrados. Encontrar uma nova fonte de renda com o seu próprio negócio pode ser uma solução.
“Você pode vender uma máquina que não usa mais, realizar uma liquidação
de itens que estão parados em seu estoque, prestar um novo serviço,
entre tantas outras opções".
4. O Caixa da Empresa não é salário. Importante não usar o dinheiro da empresa para pagar as contas pessoais.
“Se isso está acontecendo, determine uma
retirada para você, o seu pró-labore (o
salário do dono da empresa). O restante
continua no caixa da empresa para
investimentos futuros".
5. Prefira prazos mais curtos: Prazos mais longos podem parecer uma vantagem, mas no final das contas, os juros acabam sendo mais altos. E claro, simule o quanto você pode pagar por mês.
“Uma opção é você adiantar ou amortizar
as parcelas sempre que sobrar um
dinheirinho, assim você terminará seu
empréstimo antes do previsto".
6. Utilize o crédito apenas para investimentos produtivos: Se possível, use o crédito para investimentos que possam gerar renda, como abrir um negócio ou adquirir imóveis. Assim, você aumenta suas chances de retorno financeiro.
“Nem sempre as empresas solicitam um empréstimo para pagar alguma dívida, muitas vezes ele é feito para investir no próprio negócio. E essa é a melhor forma de utilizar esse recurso".
7. Evite fazer compras impulsivas: Comprar algo à vista pode ser mais difícil do que parcelar, mas evite fazer compras por impulso. Pense bem antes de adquirir algo que pode levar anos para ser pago.
“O melhor caminho é seguir
à risca o que foi planejado e utilizar este dinheiro com bastante cautela e de forma consciente. Tenha foco e siga o planejamento que você fez lá no início".
8. Negocie as condições de pagamento: Caso esteja com dificuldades para pagar suas parcelas, negocie com a instituição financeira para encontrar uma solução que seja viável para ambas as partes.
“É importante sempre verificar no seu fluxo de caixa se o valor de prestação que você irá assumir está de acordo com o seu
orçamento".
9. Priorize o pagamento das dívidas: Sempre que possível, priorize o pagamento das dívidas com maiores juros. Assim, você reduz a quantidade de juros cobrados sobre o valor total da dívida.
“Pague as parcelas em dia, comunique ao credor em caso de imprevistos e faça o possível para evitar a inadimplência. ANTECIPE-SE! Nessa situação, proatividade pode ser um diferencial para você conseguir uma renegociação ou um novo prazo".
10. Faça um planejamento financeiro: É importante ter um planejamento financeiro para evitar o endividamento excessivo. Ele pode incluir o controle de receitas e despesas, além de direcionar seus gastos para o que é realmente importante.
“Crie uma rotina, como
verificar as suas entradas e saídas
todos os dias ao chegar na empresa
ou antes de ir para casa. O importante
é que seja algo possível de ser feito".
Essas são as principais dicas que precisam ser consideradas na hora de usar o crédito de forma consciente. Fale com a nossa equipe, caso queira adquirir um crédito para a sua empresa ou obter mais informações!