Dia da Consciência Negra
17 de novembro de 2023Feriados e Finanças
19 de dezembro de 2023Seja cauteloso com ligações de pessoas que se apresentam como representantes da Casa do Crédito. Confira as dicas para se proteger dessas práticas fraudulentas.
Infelizmente, golpes telefônicos são uma realidade frequente, onde indivíduos mal-intencionados tentam obter informações pessoais de maneira fraudulentas. É essencial saber identificar esses esquemas, por isso vamos explicar detalhadamente como funciona o Golpe da Falsa Central Telefônica, e com essa compreensão, você estará mais preparado para evitar possíveis prejuízos financeiros.
O que é o Golpe da Falsa Central de Atendimento?
O Golpe da Falsa Central de Atendimento, também conhecido como golpe do falso contato telefônico, ocorre quando golpistas simulam ser representantes da Casa do Crédito. Durante a ligação, eles alegam atividades suspeitas em sua conta e solicitam informações pessoais, senhas, tokens ou até mesmo transações para supostamente corrigir um problema. O intuito é criar uma ilusão de segurança, fazendo-se passar por funcionários legítimos. Porém, esses dados são usados para aplicar golpes financeiros, resultando em prejuízos para as vítimas.
Dicas para não cair nesse golpe
A Casa do Crédito nunca solicita informações sensíveis por telefone, como senhas, códigos de segurança, dados de cartões, ou qualquer ação que exija divulgação de informações pessoais.
Desconfie de ligações que peçam para realizar transações financeiras desconhecidas, ou fora do usual, pois não é prática da Casa do Crédito solicitar tais ações por telefone.
Não realize transferências financeiras solicitadas em uma chamada telefônica ou compartilhem informações pessoais por telefone, principalmente com atendentes. Tais solicitações não são feitas pela instituição.
Mantenha seus dados pessoais e bancários em sigilo absoluto. Eles são de sua responsabilidade e não devem ser compartilhados com terceiros.
Desconfie de argumentos dizendo que há movimentações financeiras em sua conta.
Sempre busque confirmar a autenticidade da instituição e do representante que está em contato.
Não se sinta pressionado a tomar decisões rápidas durante uma ligação. Tome o tempo necessário para confirmar a legitimidade da solicitação.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a instituição através dos canais oficiais, como números de telefone divulgados em sites oficiais.